Logo da Skelt
Linha
sintomas de estresse na pele

Saiba como identificar alguns dos sintomas de estresse na pele

O tempo estimado para leitura do post é 5 minutos

Você sabia que é possível identificar alguns dos sintomas de estresse na pele? Assim como nosso corpo e mente, a camada cutânea também é responsável por nos mostrar que, talvez, algo não esteja bem com a nossa saúde. 

Mas como identificar esses sinais de estresse? Para te ajudar com essa questão, preparamos um conteúdo exclusivo sobre esse tema, com uma lista de dez doenças que podem ser causadas por estresse e ansiedade

Antes de tudo, lembre-se: ao notar algum dos sinais mencionados a seguir, busque ajuda de um profissional de saúde. Não inicie nenhum tratamento ou tome remédios sem uma avaliação médica! 

Emoções à flor da pele 

Quem nunca ouviu a frase “emoção à flor da pele”? Saiba que, mais do que uma expressão muito comum, ela fala exatamente como o nosso corpo se comporta quando temos emoções intensas, como os arrepios do medo, o rubor da timidez e o suor do nervosismo.

Isso acontece porque o nosso sistema nervoso e a cútis estão diretamente ligados. Eles têm como origem o mesmo folheto embrionário: o ectodema. Por conta disso, é possível identificar sintomas de estresse na pele. 

A Dra. Janaína Samorano, médica dermatologista, explica que essa “é uma resposta do organismo quando o corpo entende que está sob ataque e se prepara para ‘lutar ou fugir’”. Há liberação de hormônios, como o cortisol e a adrenalina, além de radicais livres e citocinas inflamatórias, entre outras substâncias”.

A especialista completa dizendo que “o problema é quando o organismo se mantém em estado de estresse crônico. Na pele, o efeito contínuo das substâncias liberadas pelo estresse crônico gera doenças e favorece o envelhecimento precoce”. 

Nesse caso, é importante ficar alerta a algumas situações que não costumavam acontecer antes, como manchas, surgimento de espinhas e alergias, por exemplo. Elas podem acabar se tornando doenças de pele causadas pelo estresse e, dependendo do quadro, se agravar.  

Sinais de estresse na pele 

Nem sempre as doenças causadas pelo estresse são, de fato, o primeiro sinal de que você precisa fazer uma pausa e relaxar. Há alguns alertas menos agressivos, que apontam que sua saúde precisa de uma atenção maior. 

De acordo com a Dra. Janaína, o corpo pode dar vários sinais de estresse. “O sintoma mais conhecido de estresse na pele é o aparecimento de rugas e marcas de expressão, seguido de perto pelo branqueamento dos pelos e cabelos”. 

sintomas de estresse na pele

A especialista completa explicando que “estes não são os únicos sintomas. Pacientes com estresse crônico podem apresentar espinhas (acne), vermelhidão, descamação, alergias e manchas pelo corpo”. 

Vermelhidão e manchas na pele

Em alguns casos, o estresse causa manchas vermelhas pelo corpo, que podem aparecer em diferentes áreas. Um exemplo muito comum é a rosácea, que aparece no rosto e, apesar de não ser causada pelo estresse, pode piorar nessas situações.

Uma vez que o estresse pode causar manchas na pele, procure um médico assim que notar o surgimento delas, independentemente de coçarem ou não. É recomendável buscar um dermatologista para que ele analise corretamente a causa da mancha. 

Pele sem viço 

Outro sinal de estresse na pele é a falta de viço. Se, de repente, a sua pele perder o brilho natural, fique de olho! Pode ser que você precise dar uma desacelerada e relaxar a sua mente. 

Isso acontece porque o estresse faz com que nosso corpo libere mais radicais livres, que são um dos principais responsáveis pelo envelhecimento acelerado e morte de células. Por isso, o ciclo alterado da renovação celular influencia no colágeno da nossa pele, fazendo com que ela fique opaca. 

Olheiras mais irritadas

Estresse e ansiedade também influenciam no nosso momento de descanso, como o sono. Por isso, uma noite mal-dormida faz com que as olheiras surjam rapidamente. Por conta disso, elas também são consideradas um sintoma de que algo não vai bem com a sua saúde. 

Excesso de descamação e oleosidade no couro cabeludo

O couro cabeludo também é responsável por apresentar alguns sintomas de estresse na pele. A descamação em excesso somada a um aumento de oleosidade causa a dermatite seborreica, uma irritação causada por um fungo chamado Malassezia.  

Doenças de pele que podem ser causadas pelo estresse

Além dos sinais mencionados acima, o estresse e a ansiedade podem causar doenças cutâneas capazes de gerar um desconforto maior e, também, exigir mais atenção aos cuidados. 

Alergia emocional  

A ansiedade e o estresse causam coceira no corpo, em alguns casos. O que poucas pessoas sabem é que isso nada mais é do que uma alergia com fundo emocional. Ela é causada por conta de uma reação das células de defesa do nosso corpo, que faz com que seus efeitos sejam notados — e sentidos — na pele. 

Ainda não se sabe ao certo por que o estresse causa alergia na pele, mas acredita-se que uma das razões seja o aumento na liberação de algumas substâncias. Com isso, o hormônio cortisol é liberado em excesso, causando uma reação inflamatória.  

Acne

A acne também é um dos sintomas de estresse na pele. Isso acontece porque o nosso corpo aumenta a produção das glândulas sebáceas (assim como acontece com o cabelo, mencionado acima) e, com isso, surgem as temidas e incômodas espinhas. 

Furúnculo

O furúnculo é uma infecção muito comum em regiões com dobras ou pelos, como virilha. Ele evolui para um nódulo endurecido, dolorido e avermelhado. Caso não seja tratado, pode acabar se tornando uma ferida ainda mais dolorida e com presença de pus.

Herpes

Estresse, imunidade desregulada e sol são alguns dos fatores que contribuem para o surgimento de herpes. Elas são feridas em formatos de bolhas que podem surgir nos lábios e genitais, e aparecem por conta de um vírus do nosso próprio organismo. 

Tratamento para doenças de pele causadas pelo estresse 

“Os tratamentos para cada uma das doenças manifestadas e agravadas pelo estresse são variáveis, desde tratamentos tópicos, orais e até injetáveis”, explica a Dra. Janaína.

A médica diz que “é importante combinar hábitos saudáveis de alimentação, exercícios físicos, momentos de lazer, sono de qualidade, além de  produtos dermocosméticos ricos em vitamina C, resveratrol, entre outros componentes”.

Acompanhe nosso blog!

Assim como você pôde entender melhor quais são os sintomas de estresse na pele e como se manifestam, pode conferir mais conteúdos como este aqui, no blog Skelt. Acompanhe nossas publicações e mantenha-se sempre informado sobre a saúde da sua pele. Dessa forma, ficará mais fácil mantê-la sempre radiante!  

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário